segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Aprender para trabalhar!


No blog Matemática Sem Limites pretende-se ajudar a divulgar algumas iniciativas como a que está a ser levada a cabo pela Academia de Código e cujo mote é “ensinar pequenos e graúdos a programar um presente com futuro”. Segundo a Academia, aprender código é, antes de mais, aprender a pensar e a resolver problemas, de preferência desde pequeno. Propósito também comum ao ensino da Matemática! A diferença está na linguagem…

É de realçar o objectivo que a Academia de Código tem em ajudar desempregados ou outras pessoas com vontade em desenvolver competências na área da programação (e. g. Java), e aprender uma outra profissão em apenas 14 semanas. No final os alunos deverão ter acesso a estágios profissionais remunerados em empresas parceiras. A taxa de empregabilidade pós-curso é bem superior a 90%, o que revela o sucesso do programa, e as edições sucessivas que não param de se realizar. O projecto nasceu em Lisboa e já se expandiu a outro ponto do país: o Fundão – onde existem empresas como a Altran e a Logicalis receptivas ao projecto. No âmbito do mesmo, a Câmara Municipal do Fundão tem apostado na promoção e formação de recursos humanos na cidade, que possam adaptar-se às necessidades das empresas da zona, porque entende ser um modo eficaz de atrair e fixar participantes de todo o país na região. A este respeito a Matemática Sem Limites gostaria de ver o projecto da Academia de Código estendido a outras zonas do país.

O processo de candidatura é trabalhoso e competitivo, mas constitui seguramente uma boa oportunidade para ingressar no mercado de trabalho das tecnologias da informação, sector em crescimento. A candidatura ao programa inclui várias etapas: completar um curso online de introdução à ciência da computação ministrado pela Universidade de Stanford, preencher um formulário, desenvolver código, etc. Depois, só cerca de 17 candidatos são seleccionados! 

O curso de computação mencionado encontra-se na plataforma Lagunita. Esta é um repositório de cursos on-line livres ensinados por professores da Universidade de Stanford.  De matemática e probabilidades e estatística existem alguns cursos aplicados, de baixa complexidade que focam por exemplo elementos de análise de dados, incluindo computação em ambiente R. De carácter mais generalista, e para alunos de todos os níveis de matemática, existem também cursos que combinam informações sobre o cérebro e aprendizagem com novas evidências sobre as melhores maneiras de abordar e aprender matemática de forma eficaz.

Sem comentários: